26 Nov - Sete Cidades e Plantação de Ananás


  

A Lagoa das Sete Cidades é um lago de água doce e o maior dos Açores, ocupando uma área de aproximadamente 4,3 quilómetros e com uma profundidade de cerca de 33 metros. É um dos principais pontos turísticos do arquipélago.

Este ponto turístico natural foi formado na cratera de um vulcão. A lagoa é uma só, mas as duas cores distintas que a identificam conduziram à designação de Lagoa Verde e Lagoa Azul. A junção de ambas forma uma das paisagens mais incríveis da ilha que mereceu a classificação de Paisagem Protegida da Rede Natura 2000, uma rede europeia que trata da conservação da natureza.
                                                                                                                                                                                                                                                  

Com mais de 150 anos de história, o Ananás dos Açores é um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel.

Foi em 1832 que se deu a introdução da planta do ananás em São Miguel, resumindo-se na época a funções de caráter ornamental. Mais tarde, em 1864, por iniciativa de José Bensaúde, teve lugar a primeira exportação de Ananás dos Açores, com destino a Inglaterra. Foi nesse mesmo ano que se deu também a construção da primeira estufa de dimensão industrial, com capacidade para 800 plantas.

Atualmente, existem cerca de 230 produtores de ananás na Ilha, cerca de 1500 estufas destinadas ao cultivo do fruto, sendo produzidas anualmente entre 700 a 1000 toneladas de ananás.



Parceiros Institucionais